FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO FEUDALISMO
O feudalismo formou-se por meio de um longo processo que combinou elementos de origem romana, como o colonato, com outros, de origem germânica, como o comitatus. O colonato obrigava os camponeses a dar parte do que produziam aos proprietários das terras em que trabalhavam. Já o comitatus era um bando de gurreiros unidos pela fidelidade a um chefe capaz de conquistar e distribuir bens. mas foi somente nos séculos 9 e 10 que o feudalismo se consolidou.
ECONOMIA
A economia feudal baseava-se na agricultura (cultivo de trigo,cevada,feijão,ervilha,uva) e no pastoreiro (de bois,porcos,cavalos,carneiros e cabras). as terras do feudo estavam divididas en três grandes áreas:o manson senhorial, manso servil e as terras comunais.
O CLERO
O clero era formado pelo papa, por cardeais, bispo, abades, monges e padres. A maioria desses religiosos tinham origem nobre e possuia feudos, muitos deles enorme.
OS CAMPONESES
Os camponeses eram em sua maioria servos da gelba (terra). O servo era assim chamado por se encotrar preso à terra, isto é, sem liberdade para deixar o feudo em que vivia e trabalhava.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário