segunda-feira, 31 de maio de 2010

Geografia

EXODO RURAL é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se tranferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras,podemos ocorre de áreas rurais para centros urbanos.
OLIGARQUIA ( do grego oriyapxia, de oligai, poucos, e acere, governo0 significa, literalmente governo de poucos. no entanto, como aristrocacia significa, também, governo de poucos porém os melhores, tem-se, por oligarquia.
DITADURA é o regime politico em que o governante (ou grupo governante) não responde a lei, e ou não tem legitimidade conferida pela escolha popular.
RECURSOS NATURAIS são elementos da natureza com ultilidade para o homem, com o objetivo do desevolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral.

ÂNGULOS CONSECUTIVOS E ÂNGULOS ADJACENTES

Dois ângulos que possuem o mesmo vértice e tẽm um lado comum são denominados ÃNGULOS CONSECULTIVO.
Dois ângulos consecultivo que não possuem pontos internos comuns são denominados
ÂNGULOS ADJACENTES.
BISSETRIZ DE UM ÂNGULO
BISSETRIZ DE UM ÃNGULO é a semi-reta de origem no vértice desse ângulo que determina, com seus lados, dois ãngulos adjacentes congruentes.
quando duas retas concorrentes fomam entre si quetro ângulos retos, dizemos que as retas são perpediculares e ultilizam para representar esse perpendicularismo.

EU, ETIQUTA (portugues)

Em minha calça está grudado um nome que não é meu de batismo ou de cartório, um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nesta vida.
em minha camiseta, a marca de cigarro que não fumo, até hoje não fumei.
minhas meias falam de produto que nunca experimentei mas são comunicados a meus pés. meus tênis é um proclama colorido de alguma coisa não provada por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu corpo, minha xicara, minha toalha de banho e sabonete, meu isso, meu aquilo, desde a cabeça ao bico dos sapatos, são mensangens, letras falantes, gritos visuais, ordens de uso, abuso, reincidência, costumes, hábitos, premência indispensalidade, e fazem de um homem-anúcio itinerante, escarvo da matéria anunciada.

TERRA E ALDEIAS DOS WAJAPI (português)

Wajãpi é o nome de um grupo indigena que vive na fronteira entre o brasil e a guiana francesa. No lado brasileiro, os wajãpi vivem 48 aldeias, dentro de uma terra demarcada, no estado do amapá.
Cada aldeia tem um formato diferente. As casas estão dispersas no espaço limitado pelo iguarapé e pelas roças, deixando livre uma praça, chamada OKARA, onde se realizam as festas comunitárias.
A agricultura é uma atividade central na vida dos wajãpi. queimar r limpar as roças são atividades coletivas, nas quais um chefe de familia é ajudado por outros membros da comunidade, num sistema de multirão denominado PUSIRÕ.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MUNDAÇAS NO FEUDALISMO (historia)

A partir do século XI, a europa feudal começou a mudar; a expansão das áreas de cultivo ( com a derrubada de floresta e a drenagem de pântanos) e as inovações contribuiram para um aumento significativo da produção de alimentos.
O REVIGORAMENTO DO COMÉRVIO E DAS CIDADES
Com o aumento da oferta de alimentos já não havia necessidade de tanta gente para trabalhar na agricultura. então, muitos camponeses deixaram o campo em busca de outro meio de vida: alguns se tornaram mercadores ambulantes; outros foram trabalhar como artesãos (sapateiros, carpinteiros, ferreiros) por artigos feitos nas cidades (roupas, sapatos e móveis), o que estimulou o artesanato e o comércio local, atividades decisivas para o revigoramento das cidades.
O COMÉRCIO DE LONGA DISTÂNCIA
A partir do século XI, o comércio europeu de longa distância também cresceu. o principal polo comercial eram as cidades italianas de gênova e veneza; os mercadores italianos compravam artigosde luxo (sedas, perfumes, porcelanas) e especiarias nos portos de constantinopla (atual istambul), tripoli e antioquia.

MUNDAÇAS NA EUROPA

MONTES QUIEU (1689- 1775) ( filosofia)

Jurista francês, que escreveu " o espirito das leis" nesta obra defende a separação dos poderes do estado legislativo, execultivo e judiciário. como forma de evitar abusos dos governantes e de proteger as liberdades individuais. dizia que a lei é uma relação necessária que decorre da natureza das coisas.
EXECULTIVO= execulta as leis
LEGISLATIVO= formula as leis
JUDICIARIO= julga as leis

diderot (1773- 1784) d' alembert (1717-1783) ( filosofia).

Foram os principais organizadores de uma enciclopédia de 33 volumes, que pretendi resumir os principais conhecimentos da época nos campos filosóficos e cientifico. Esta obra contou com a colaboração de númerosos autores, entre os condorcet, voltaire, holbach e rousseau. a enciclopédia exerceu grande influência sobre o pensamento politico burguês,defendendo, em linhas gerais, o racionalismo, a indepêndencia do estado em relação a igreja e a confiança no progresso humano através das realizações cientificas e tecnológicas.

terça-feira, 11 de maio de 2010

ESTUDANDO AS EQUAÇÕES

Se a>b e b>c, então a>c ou se a
Quando adicionamos um mesmo número aos dois membros de uma desigualdade, obtemos uma nova desigualdade de mesmo sentido que a primeira.
Quando multiplicamos os dois membros de uma desigualdade por um mesmo número positivo, obtemos uma nova desigualdade de mesmo sentido que a primeira.
Quando multiplicamos os dois membros de uma desigualdade por um mesmo número negativo, obtemos uma nova desigualdade com sentido invertido.

NÚMEROS EM INGLÊS

1- one
2- two
3- theree
4- four
5- five
6- six
7- seven
8- eight
9- nine
10- ten
11- eleven
12- twelve
13- thirteen
14- fourteen
15- fifteen
16-sixteen
17- seventeen
18-eighteen
19-nineteen
20-twenty
21- twenty one
30-thirty
31- thirty one
40- forty
50- fifty
60- sixty
70- seventy
80- eighty
90- ninty
100- one hundred
120- one hundred twenty
1.000- one thousand
1.000.000- one million

THEY ARE TALL

BURT: Who are they, vanessa?
VANESSA: They`re lucia and sonia.
BURT: Are they your sisters?
VANESSA: Yes, they are.
BURT: They are really tall.
VANESSA: Yeah, and thin!
BURT: What about your brother?
Is he tall, too?
VANESSA: No, just the opposite.
He`s short and heavy.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O INSPETOR (português)

Regianes tava no sofá, assistindo a uma comédia no videowall, quando as letras luminosas brilharam na tela, por cima da imagem do ator do filme "mensagem chegando."
Ficou curiosa. não estava esperando mensagem nenhuma naquele dia. já tinha terminado todas as tarefas diárias e não esperava ser interrompida em sua hora de lazer.
Não ficou mais aborrecida. A vida a bordo de uma nave espacial era uma rotina tediosa e qualquer interrupção no cronogama era bem- vinda, desde que não significasse uma catástrofe.

MONERAS

Os moneras são seres vivos microscópio mais primitivos que existem. formados por uma única célula, que vivem isolados ou agrupados em colônias. O tipo de célula que constitui os moneras não tem núcleo organizado.
Há dois grupos de monera, as bactérias e as cianobactérias ou algas azuis.
BACTÉRIAS
As bactérias podem estar no ar, na água e na terra. podem ainda estar associadas a diversos tipos de organismo e manter diferentes formas de relação com eles. são bem maiores que o virus, mas ainda invisiveis sem o uso de microscópio.
CIANOBACTÉRIAS
Chamadas de algas azuis ou cianoficeas, as cianobactérias têm organização celular semelhante à das bactérias. O núcleo e as organelas não são organizados, o material genético fica em contato direto com o citoplasma. por esse motivo são do reino monera.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O MODERNISMO (artes)

Na europa do final do século XIX e inicio do século XX muito artistas não mais desenhavam segundo as regras ensinadas nas academias de artes. eles buscavam novas formas de desenhar, esculpir e pintar, e assim deram origem a novos estilos artisticos
CUBISMO
O artista cubista transforma paisangens, pessoas e objetos em formas geométricas, além de desenhá-los como se fossem vistos em vários ângulos ao mesmo tempo
FOVISMO
No fovismo (de fauve, fera, em francês), o elemento mais importantes do quadro é a cor em tons bem fortes. Os artistas usavam cores tão vivas 9sem misturá-las) que foram chamados por louis vauxcelles de feras.
EXPRESSIONISMO
Procura mostra o sentimento do artista em relação à relidade. O artista expressionista dá muita importância aos sentimentos e as reações humanas diante dos fatos da vida, criticando a exploração do homem pela sociedade elitizada.

O MODERNISMO

DIVERSIDADES DOS ANIMAIS

O QUE ESTUDAR NOS ANIMAIS
Em cada grupo de animais a ser estudado nos capitulos seguintes, consideramos os principais representantes e trabalharemos, de modo geral, com itens:
. onde vivem
. o que comem;
. como fazer a digestão;
. como respirar;
. de que forma excretam;
. como as substância circulam dentro deles;
. como se sustetam;
. como se reproduz;
. como se comunicam com o meio;
. a importância que possuem.
Há grupos que vivem só no mar; outros, em qualquer ambiente aquático; outros, ainda, em ambiente terrestre; e alguns, praticamente em toda a natureza.
em certos animais a digestão é somente intracelular, isto é, feita dentro de células; outros possuem sofisticado sistema digestorio totalmente compartimentando, ou seja, com diferentes divisões.

DIVERSIDADES DOS ANIMAIS

CHINA MEDIEVAL

Por volta do século VII, as diferenças entre a china e a europa eram maiores do que as semelhanças; enquanto na europa o poder se dividia entre vários senhores feudais, na china, o poder se concetrava nas mãos dos imperadores, enquanto as cidades europeias declinavam, as chinesas floresciam, abrindo-se inclusive ao contato com o Ocidente.
DINASTIA TANG
O periodo tang é considerado a época de ouro da china medieval. por meio da guerra e/ou da diplomacia, o império chinês conquistou vasta área, que vai da coreia, a leste, até a pérsia, a oeste, onde foi detido pelos árabes mulçumanos, em 751, na batalha de talas.
A SOCIEDADE
Na época tang, o imperador governava por meio de decretos, no meando e demitindo pessoas conforme sua conveniência; já a nobreza, o grupo mai rico e prestigiado da sociedade, dominavam tamém a vida politica, ocupando importantes cargos no governo.

terça-feira, 4 de maio de 2010

OS RECURSOS NATURAIS BRASILEIROS E A INDUSTRIALIZAÇÃO (geografia)

A BASE GELOLÓGICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Uma camada rochosa, genericamente chamada de crosta terrestre, envolve todo o planeta, inclusive sob os oceanos. na crosta terrestre, também chamada de litosfera, é possivel indetificar vários tipos de rochas, que se formaram em diferentes épocas da historia da terra.
A IMPORTÃNCIA ECONÔMICA DOS MACIÇOS CRISTALINOS ANTINGOS
O conjunto rochoso dos maciços antigos brasileiros encerra numerosas jazidas de diversos minerios. minerios são todos os minerais ou associações de minerais, metalicos ou não, que têm grande importância econômica.
MANGANÊS
O manganês é o segundo minerio mais abundante na natureza, mas só se tornou realmente importante no século XIX, quando surgiram as primeiras siderúrgicas

I`M SAD (inglês)

DIEGO: Hi, nicole. what`s up?
NICOLE: Hi, diego. how are you?
DIEGO: Fine, and you.
NICOLE:Not very well.
DIEGO:Are you sick, tired or what?
NICOLE: I`m not sick. and i´m not tired. i`m sad!
DIEGO: Sad? Why? What`s the problem?
NICOLE: Look over there.
DIEGO: Oh, that`s tom and his new girlfriend.
NICOLE: Yeah that`s the problem!

IGUALDADE

De modo geral, podemos representar uma igualdade ´por a=b, em que a eb são expressões diferentes para um mesmo número.
Adicionando um mesmo número aos dois membros de uma igualdade,obtemos uma nova, ou seja:a=b=a+c=b+c.
Multiplicamos os dois membros de uma ogualdade por um mesmo número, diferente de zero, obtemos uma nova igualdade, ou seja a=b=a.c=b.c, com = 0
 
©2007 '' Por Elke di Barros